Este blogueiro saúda a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro pela posse do seu novo comandante, Cel. Mario Sergio:
Não o conheço pessoalmente, mas tenho três razões para apostar que a administração pública acertou ao escolhê-lo para comandar a PMERJ.
A primeira: o Cel. Mario Sergio também é um blogueiro (clique aqui, para ver o blog).
Como todos os blogueiros policiais sabem, esta é uma atividade de risco.
Muitas verdades ditas e assinadas, mormente sobre instituições militares, são punidas com perseguições e punições. Uma singela mudança na escala, por exemplo, pode trazer sérios prejuízos ao policial e à sua família.
Para se protegerem de punições legitimadas pelo covarde manto da discricionariedade e da "necessidade do serviço", muitos recorrem ao anonimato.
Quando uma instituição bicentenária como a PMERJ, que tem problemas notórios com a liberdade de expressão, passa a ser comandada por um oficial blogueiro, é um sinal de que novos ventos podem estar soprando nas esferas decisórias.
Ventos a favor da transparência, da livre expressão, do interesse público...
A segunda: mal assumiu, o Cel. Mario Sergio ganhou apoio coletivo através do blog Amigos do Cel Mario Sergio (clique aqui, para ver o blog).
Corroborando o que eu disse acima sobre o temor de blogueiros policiais, o blog é anônimo. Um dos primeiros posts foi o que mais me chamou a atenção:
A terceira: neste domingo (12), o jornal O Globo publicou uma entrevista do Cel. Mario Sergio.
Li e reli, surpreso. Várias de suas opiniões vão ao encontro dos anseios dos policiais da ponta, que fazem efetivamente a roda girar, em todas as instituições.
Selecionei as mais contundentes. Se você for policial, entenderá o porquê.
Gestão participativa:
Estrutura do poder:
Antiguidade X competência:
Valor do soldado:
Em segurança pública, não é raro ver o discurso mudar, quando se parte da teoria para a prática; quando se muda de lado (no caso, do operacional para o estratégico); ou quando aumentam o tamanho do pacote.
O Cel. Mario Sergio, a quem (repito) não conheço, pode até não fazer uma boa administração. Mas tem minha admiração e meus votos de sucesso, por emitir opiniões tão contundentes quanto esperadas pela base de qualquer instituição policial.
Servem, inclusive, de referência a outras instituições.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabens pelo artigo.Sempre estou acessando o blog para ler as materias e as prisoes. Estou estudando para, em breve, tambem poder ser um PRF. Já repassei o blog a diversos amigos nos "forum" e todos aprovaram a ideia e gostaram.
ResponderExcluirUm grande abraço e belo trabalho...
Silvio Bill