domingo, 23 de janeiro de 2011

Saideira: parte 2 (Blog de PRF em pesquisa UNESCO/CESeC).

O fim do blog está próximo. Continua a série "Saideira", com posts que gostaria de ter publicado...

+++

A convite da UNESCO, o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Cândido Mendes, realizou uma pesquisa pioneira sobre blogs policiais no Brasil, através de entrevistas, mesas redondas e um questionário:


A “Blogosfera policial no Brasil: do tiro ao Twitter” abordou, entre outras questões, a liberdade de expressão em corporações com rígidas hierarquias e o papel dos agentes das forças de segurança na produção de informações e reflexões.

No estudo, coordenado pelas pesquisadoras Silvia Ramos e Anabela Paiva, foram ouvidos 73 blogueiros - jornalistas, guardas municipais, policiais civis, policiais militares, bombeiros e... um policial rodoviário federal (achou que a PRF não seria citada de novo, né?):

Nosso blog chamou a atenção, razão pela qual fui convidado para uma entrevista no CESeC, realizada em 23 de junho de 2009. Sinto grande orgulho por este blog, apesar de sua vida breve, ter contribuído para carimbar a presença da PRF em um trabalho acadêmico de vanguarda.

O paradoxo é que instituições como a UNESCO e o CEsEC procuram saber o que pensamos, enquanto nossas próprias instituições costumam relegar nosso conhecimento. Um trecho resume, de forma emblemática, o quanto nós, policiais da linha de frente, queremos e podemos ser ouvidos pelas instâncias decisórias (do ministro ao diretor):

Uma característica comum a vários depoimentos é a ideia de que no passado muito se falou sobre a polícia e os policiais, mas quase nada foi dito pelos próprios agentes de segurança. O debate era sempre entre profissionais de meios de comunicação, os especialistas e os governantes. (pp. 9-10)
A pesquisa pode ser baixada por este link (936 Kb): unesdoc.unesco.org/images/0018/001852/185252por.pdf

Um comentário:

  1. Parabens pelo blog,

    Estamos divulgando o trabalho da DOA/DPRF através de um blog também, se possível divulgar no seu blog.

    www.aviacaoprf.com.br

    Informo que ja esta no nosso na parte de sites parceiros, lado esquerdo.

    Grato

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: