sábado, 23 de outubro de 2010

O copo quebrado.

Em tempos de mudanças organizacionais, e, específicamente, em relação ao motociclismo, parece haver, em alguns segmentos, uma crença: por sermos apaixonados por motociclismo, estamos dispostos a quaisquer sacrifícios, mesmo que estes levantem (supostamente) a balança dos interesses institucionais, em detrimento dos interesses pessoais (família, vida pessoal, estudos, lazer).

A dissolução de um grupo fechado, motivado, coeso e especializado (como o NUMOT ou o NOE) é, efetivamente, um desperdício de recursos, de investimentos em treinamento e de relações sociais e afetivas construídas ao longo da história - indispensáveis em um processo de reformulação organizacional.

A melhor metáfora que me ocorre, neste momento, é a de um copo quebrado:


Intacto, é um objeto estético e funcional - pode enfeitar o ambiente tanto quanto matar a sede. Quebrado, seus cacos resultantes não tem qualquer utilidade. Pior: tentar remendá-los é tarefa difícil; por vezes, impossível.

5 comentários:

  1. Você escreveu muito bem, sucinto, correto e direto!!! Infelizmente eles sabem que não iremos deixar a peteca cair. Mas é um p... sacanagem eles usarem da nossa paixão contra nós.

    ResponderExcluir
  2. Colega não desanime, neste momento existem outros tão competentes quanto, traçando o futuro do motociclismo PRF no tocante a capacitação, espero que ainda tenha muito gás, abraço

    ResponderExcluir
  3. Caro "Anônimo",

    Enquanto você escrevia, eu e meu parceiro estávamos na Superintendência, tratando diretamente com o 01 e o 02 do nosso pedido de remoção para uma DEL.

    Devido à mudança de escala, pretendemos deixar de ser batedores para virar ronda/posto, conforme nossas origens - aliás com muita honra, pois quem sustenta a PRF é ronda/posto, e não o NOE ou o NUMOT.

    Conforme previsto no post anterior, "começou a debandada" - já são sete (7) os pedidos de remoção...

    Pretendia seguir meus 15 anos de serviço que faltam no Corpo de Motos. Se este for o preço para a renovação da PRF do RJ, individualmente está saindo caro.

    Menos mal que, aparentemente, minha parceria será mantida, e nossa escolha de lotação será respeitada.

    A esse respeito, farei um último post, em momento oportuno. Muita coisa precisa ser dita. O blog está perto do fim.

    Um abraço.

    PORTES
    Motociclista Batedor
    Rio de Janeiro, RJ

    ResponderExcluir
  4. Caro Portes.
    Você sabe do respeito e da admiração que tenho por você e por muitos outros, motociclistas ou não.
    Acho que essa tua amargura é a mesma que sinto, e de mais alguns, poucos.
    Sinto pelo desfazimento do GRUPO (é isso mesmo tudo em caixa alta).
    Sinto por não ter conseguido estabelecer uma união entre nós. Já assumi e assumirei, sempre, minha parcela de culpa. Mas verdade seja dita, sempre houve e ainda há os que só querem os “bônus,” mas não querem saber dos “ônus”.
    De verdade, de verdade são muito poucos ali os que têm verdadeira paixão pelo motociclismo. Pessoas que são capazes de encarar dificuldades, sejam elas pessoais ou materiais.
    Mas, você sabe. Alguns só estavam ali por estarem. Alguns, sequer se preocupavam até com a limpeza da moto. Que dirá tirar algumas horas da sua preciosa e merecida folga, para limpá-la, manutení-la. Gastar do seu precioso dinheiro mandando fazer algum reparo então, nem pensar!! Mesmo que esse reparo se fizesse necessário pelo mau uso ou imperícia.
    Amigo, a maioria procurou, imediatamente, o que era melhor para si.
    Isso é natural do ser humano. Seria esperar muito que fosse diferente num GRUPO onde a individualidade faz parte do nosso cotidiano.
    Orgulho-me muito de poder ter tido a oportunidade de trabalhar com pessoas como você. Isso não é demagogia barata não.
    Meus dias também estão contados. A única coisa que me fazia acordar feliz e ir para o trabalho deixou de existir.
    Se o que a nova administração queria era tirar os “velhos”,eles conseguiram. Mais um “velho” está pedindo para sair.
    De cabeça erguida e peito estufado cheio de orgulho.
    Depois de 36 anos de efetivo serviço chego à conclusão que as oportunidades são, só e somente só, para os bajuladores. Aqueles que sabem dizer as coisas certas para as pessoas certas. Eu nunca soube fazer isso.

    ResponderExcluir
  5. Caro comandante,

    Não deixo de publicar teu comentário porque a casa é nossa, como sempre deixei claro.

    Contudo, peço que evitemos trazer a este espaço questões restritas ao grupo - até porque, em minha modesta opinião, as "verdades" são sempre relativas e, mesmo quando unânimes, nem sempre precisam ser ditas.

    Sugiro que a leitura individual do atualmomento, quando envolver opiniões sobre integrantes do grupo, seja explicitada em nossa própria lista de discussão ou no fórum da Intranet - para a preservação de todos.

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: